Páginas

domingo, 8 de setembro de 2013

Terceira vivência do Enprocult será no Teatro Vila Velha


 Os participantes do 3º Enprocult terão a oportunidade de visitar um espaço cultural da capital baiana na última tarde do evento, no dia 4 de outubro. Cada inscrito pode escolher um entre três equipamentos de cultura. Depois de escrever sobre o Centro Cultural Plataforma (CCP) e o Teatro Castro Alves (TCA), apresentamos agora o Teatro Vila Velha, o último local de vivência.

Localizado no Passeio Público de Salvador, no bairro do Campo Grande, o teatro foi inaugurado em 1964 e recebeu em muitas ocasiões shows de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé, antes mesmo de revolucionarem a música popular brasileira. Um dos seus grupos residentes é o Bando de Teatro Olodum, criado em 1990 como uma forma de manter uma identidade negra no teatro e responsável por lançar atores conhecidos, como Lázaro Ramos. Uma das suas peças, Ó paí, ó!, ganhou reconhecimento nacional ao se tornar filme de longa-metragem e série televisiva.

O espaço conta com a direção artística de Márcio Meirelles, diretor teatral, cenógrafo e ex-secretário de Cultura do Estado da Bahia entre 2007 e 2009. Com a campanha “Vá ao Vila, velho!”, os gestores do teatro incentivam a participação do público e reforçam a importância que o dinheiro arrecadado na bilheteria tem para a manutenção do espaço, visto que nem sempre é possível desenvolver projetos com apoio estatal ou de patrocinadores. O Vila Velha conta com cinco dependências: a Sala Principal, o Cabaré dos Novos (um café-teatro), o foyer e outras duas salas, que normalmente são usadas para ensaios e espetáculos menores.
As inscrições para as vivências serão abertas no dia 9 de setembro, segunda-feira, através de formulário disponível no site.

Foto: Gina Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário