Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Experiência comunitária é compartilhada na vivência no Centro Cultural Plataforma

Foto: Vanice da Mata
Por Elba Caroline

O Centro Cultural Plataforma (CCP), localizado na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, foi um dos locais das vivências no último dia do Enprocult. O CCP era um antigo cine-teatro, que foi bastante frequentado pelos moradores locais, mas fechou suas portas por conta da decadência dos cinemas de bairro na capital baiana na segunda metade do século XX. Após 20 anos de fechamento, o espaço foi recuperado pela mobilização dos artistas do bairro e reabriu suas portas em 8 de junho de 2007.

O Centro é mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e realiza diversas atividades culturais ligadas a múltiplas linguagens artísticas, como teatro, dança música, cinema e leitura, para população do Subúrbio Ferroviário. Para auxiliar na coordenação e gestão do centro, foi criado o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio, formado por grupos culturais, artistas e moradores da região, com o objetivo de manter a organização e o funcionamento do espaço de forma dinâmica e fazer com que cumpra o seu papel no bairro, mantendo a relação do equipamento com o território de identidade. O Centro Cultural Plataforma é bem equipado, com 206 lugares – sendo três assentos para pessoas com deficiência –, e atua como um agente social, desempenhado a função de mediador entre os artistas locais, o cenário cultural soteropolitano e a comunidade do Subúrbio Ferroviário.

A vivência no espaço se deu por uma roda de bate-papo no palco do teatro entre o assistente de coordenação, Marcio Barcelar, e os participantes do 3º Enprocult. Durante a conversa, foi apresentado o funcionamento do espaço e discutida a relação com a comunidade e os projetos desenvolvidos no Centro. O Caldeirão Cultural é um dos projetos mais reconhecidos do espaço e que atrai bastante público na época de sua realização. Trata-se de apresentações de diversos artistas da comunidade que mostram seus trabalhos e constroem uma relação de troca e diálogo com outros grupos. Hoje o CCP possui cerca de nove grupos residentes.

Após o bate-papo sobre o funcionamento do Centro, ocorreu uma visita guiada entre as instalações do espaço, foi apresentado o palco, cabine de som, camarim, salas de ensaio, quintal e foyer. Logo depois, os participantes do 3º Enprocult pegaram o barco no terminal de Plataforma e fizeram a travessia para a Ribeira, com vista para a Baía de Todos os Santos, onde fecharam a vivência tomando o tradicional sorvete do bairro, considerado o melhor de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário