Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Sessão de Trabalho discute Produção Cultural e Música


Foto: Carla Galrão
Por Rayssa Guedes, colaboradora da Agenda Arte e Cultura UFBA

Produção Cultural e Música foi o tema que permeou a sessão de trabalhos na sala 9 da Faculdade de Comunicação da UFBA (FACOM). Estudos dos mais diversos segmentos sobre música foram expostos na tarde desta quarta-feira (2). Dividida em cinco momentos, as apresentações tiveram como temas o rap, a produção independente de rock e a relação entre música e educação, entre outros.

Iniciando os trabalhos, Franciele Cruz, estudante da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) apresentou o trabalho “O rap como elemento de contrahegemonia”. Ela discorreu sobre a posição adversa que o gênero e seus agentes – músicos, produtores etc. – possuem frente ao preconceito e a segmentação provocada pela mídia. Refletiu ainda sobre a necessidade que os cantores do gênero possuem de se moldarem ao mercado, acabando por destoar dos seus objetivos iniciais, voltados para o combate à opressão e desigualdade social. 

O “Guia de Produção do Rock”, trabalho apresentado pela estudante da UFBA Clara Marques, é um site que busca atender as necessidades e curiosidades que músicos, produtores e aspirantes a tais possuem no que diz respeito aos processos de produção de rock independente. Estrutura e Técnica, Agenciamento e Promoção, Formação e Prática, Mídia e Circulação, Gravação e Distribuição, Arte e Vídeo são algumas das categorias em que Clara dividiu o estudo. Outro trabalho em que o rock é tema foi o do grupo composto por Larissa Pereira, Emanuela Maria e Celso Alves, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Eles apresentaram a "Produção do cenário do rock independente de Natal (RN)", falando sobre as bandas locais que persistem em tocar em lugares no qual a visibilidade, o retorno financeiro e o prestígio se fazem escassos. Celso Alves comenta que, embasados na pesquisa, o grupo pode perceber que tais bandas são movidas a continuar fazendo o trabalho pelo amor à música e desejo de fazer algo novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário