Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Vivência no TCA é um dos destaques do último dia do Enprocult

Foto: Carla Galrão

Por Rayssa Guedes, colaboradora da Agenda Arte e Cultura UFBA

Na última tarde do evento, 4, rolou uma visita a um dos mais importantes equipamentos culturais de Salvador e da Bahia: o Teatro Castro Alves (TCA). Famoso por abrigar a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e um elogiado corpo de dança, o Balé TCA, o espaço é palco para as mais diversas e importantes apresentações culturais. Música, dança, teatro, vernissages e exposições são alguns dos segmentos que o teatro contempla em sua pauta de apresentações.

Cerca de 30 pessoas, entre elas estudantes e profissionais de Produção Cultural, compareceram à visita realizada pelo 3º Enprocult. Manoel Caramugi recepcionou e coordenou a visitação aos ambientes do teatro e, num clima descontraído com o grupo, mostrou e explicou cada detalhe e função destes espaços. O vão livre, o foyer, a sala principal, as coxias, a famosa Concha Acústica e a Sala do Coro foram algumas das dependências que os visitantes puderam conhecer e entender o funcionamento. Além disso, o grupo teve contato com espaços técnicos como as salas do figurino, artesanato, carpintaria e cenografia.

Rose Lima, diretora artística do TCA, finalizou a vivência apresentando programas, oficinas e apresentações oferecidas pelo teatro. Entre eles, destacam-se o Domingo no TCA, programa mensal que oferece programação aos domingos a preço popular (por R$ 1,00 a inteira e R$ 0,50 a meia-entrada); o Conversas Plugadas, no qual acontece um bate-papo com profissionais da área (sejam produtores, diretores, técnicos etc.); além da OSBA e o corpo de dança já citados. Rose ainda destacou a importância do TCA para a produção, a pesquisa e a qualificação em áreas artísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário