Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2013

Cláudia Leitão participa de mesa sobre Novas Perspectivas para a Produção Cultural



A atual secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Cláudia Leitão, confirmou presença na mesa de debate sobre as  Novas Perspectivas para a Produção Cultural, que ocorre no dia 4 de outubro, às 9h. 

Leitão foi professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no qual liderou o grupo de pesquisa sobre Políticas Públicas e Indústrias Criativas. Ainda na UECE, estruturou e coordenou o curso de especialização em Gestão Cultural. Entre 2003 e 2006, atuou como secretária da Cultura do Ceará, momento em que modificou o modo de pensar cultura no estado, 
promoveu uma política voltada para o interior e triplicou em um ano o que o Ceará captava para a área. Na época, o programa estadual Valorização das Culturas Regionais conquistou o 1º lugar do Prêmio Cultura Viva, do MinC, na categoria Gestão Pública. Ainda à frente da Secult-CE, Claúdia Leitão desenvolveu  programas pioneiros, como o Cultura em Movimento – Secult Itinerante, Selo de Responsabilidade Cultural para empresas, o Programa Agentes de Leitura e a Lei dos Mestres da Cultura Popular. Leitão assume a Secretaria de Economia Criativa do MinC desde a sua criação, em 2011. Dentre os objetivos da pasta, estão a capacitação técnica dos profissionais criativos, principalmente nas regiões com menor desenvolvimento econômico no país, 
e o aumento nas linhas de crédito oficiais para fomentar os empreendimentos criativos. 

A economia criativa tem se destacado como ponto estratégico para o crescimento e o desenvolvimento econômico e social de países desenvolvidos e em desenvolvimento, seja através da geração de trabalho, emprego e renda, seja por meio da promoção da inclusão social, da diversidade cultural e do desenvolvimento humano.

Foto: Divulgação

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Palestrantes confirmam presença na mesa de debates sobre Formação


Leonardo Costa e Laura Bezerra, produtores e pesquisadores vinculados à Universidade Federal da Bahia, confirmaram presença na mesa Formação do Produtor Cultural, que acontece no dia 2 de outubro, às 9h30. Os palestrantes irão debater o tema com Maria Helena Cunha, participação já confirmada no 3º Enprocult.
Leonardo Costa é graduado em Produção Cultural pela FACOM/UFBA, onde atua hoje como professor. É orientador do Núcleo de Produção Cultural (NPC), da Produtora Júnior, e coordena uma pesquisa voltada para a reforma curricular do curso da FACOM. Ele ainda é sócio-fundador da Ritos Produções, empresa que atua principalmente na gestão e produção de eventos da área cultural, artística e acadêmica. A Ritos também presta serviços de elaboração de projetos, assessoria de comunicação e consultorias.

Atual coordenadora do Coletivo Audiovisual do Centro de Estudo Multidisciplinares em Cultura (Cult), Laura Bezerra é o último nome apresentado para a mesa. Idealizadora e coordenadora do projeto Filmografia Baiana, que pesquisa e divulga informações sobre a produção audiovisual da Bahia desde seus primórdios, Laura também está à frente da Assessoria de Formação em Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba).

Para acompanhar essa mesa e demais atividades do 3º Enprocult, inscreva-se no evento até o dia 2 de setembro.
Fotos: Leo Costa – encontrodeempresasjornalisticas.wordpress.com
Laura Bezerra – aguademeninosdoc.blogspot.com

sábado, 20 de julho de 2013

Enprocult confirma duas novas oficinas


No dia 3 de outubro, quinta-feira, serão realizadas as oficinas do 3º Enprocult. Nomes de peso do cenário baiano, com muita experiência em suas áreas de atuação, já confirmaram presença como mediadores em duas oficinas: Paula Berbert e Fábio Cascadura.

Paula Berbert estará à frente da oficina Assessoria de comunicação para eventos culturais. Paula é assessora-chefe de Comunicação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), editora da Agenda Cultural da Bahia e da revista “Cítrica”. Em 2006, fundou a Marcatexto, empresa que atua com assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo. No cenário musical, trabalhou como assessora de comunicação de algumas bandas, entre elas, a banda Cascadura.

Já Fábio Cascadura irá ministrar a oficina Produção Musical e Gestão de Carreira, assunto que domina bastante. Cantor e compositor, fundou em 1992 a banda Cascadura, trabalhando desde então com autogerenciamento da carreira. Fábio tem reconhecimento de público e crítica, tanto no cenário baiano, quanto no nacional. Com sua banda, lançou cinco álbuns e o último deles, Aleluia, foi indicado para a premiação MTV Video Music Brasil 2012, na categoria “Melhor álbum”.

As duas atividades somam-se à oficina de Análise de Públicos e Mercados Culturais, definida através de enquete realizada na página do evento no Facebook. Mais oficinas e seus mediadores serão divulgados em breve. É válido lembrar que cada participante pode realizar uma oficina, que deve ser escolhida a partir de 6 de agosto, em formulário disponibilizado no site.

Fotos: Fábio: Rejane Carneiro / Ag. A Tarde; Paula: citricafunceb.wordpress.com

segunda-feira, 15 de julho de 2013

3º Enprocult debate arte e mobilização social


A produção cultural voltada para a mobilização social será um dos temas tratados no 3º Enprocult. O segundo palestrante confirmado no evento, DJ Branco, será responsável pela apresentação da temática, na mesa intitulada Novas Perspectivas para a Produção Cultural, no dia 4 de outubro, a partir das 9h. 

DJ Branco é produtor e apresentador do programa Evolução Hip-Hop, da rádio pública Educadora FM, colaborador do Portal e Revista Rap Nacional e membro do Colegiado Setorial de Música da Bahia (Funceb/Secult-BA) e do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado da Bahia (CDCN). É também diretor do CMA HipHop (Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop), núcleo de comunicação alternativa,produção cultural e mobilização social criado em 2005. 

Desde 2009, o produtor coordena a Mostra Hip Hop em Movimento, evento que integra o Vivadança, maior festival de dança no Norte-Nordeste. Segundo Branco, a articulação “contribuiu principalmente para desfazer preconceitos e mostrar que o Hip-Hop se adapta a outros contextos, não é uma expressão apenas da periferia, pode sim entrar no teatro. O Vivadança mostrou para as pessoas que Hip-Hop também é cultura”.

A mesa Novas Perspectivas para a Produção Cultural contará com mais três convidados, que devem ser apresentados em breve.

Foto: André Coscarque

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Inicia a avaliação dos trabalhos inscritos no 3º Enprocult


A submissão de trabalhos ao 3º Encontro Nacional de Produção Cultural se encerrou neste domingo, 7, e as propostas inscritas já foram encaminhadas para a comissão científica, formada por seis professores doutores e seis pós-graduandos. O resultado dos trabalhos selecionadas será divulgado até 5 de agosto.

Entre as 49 produções inscritas, 25 foram destinadas ao eixo temático de Produção Cultural, 13 ao de Formação e 11 ao eixo de Gestão Cultural. “O equilíbrio entre as áreas e a participação de muitos graduandos, de diferentes estados do Brasil, foram importantes e anunciam o caráter nacional do encontro”, afirmou o coordenador do evento, Caio Cruz.

Os trabalhos selecionados serão apresentados no dia 02 de outubro, de 14h às 18h30, na Faculdade de Comunicação da UFBA. Os autores podem efetuar o pagamento da inscrição até o dia 2 de setembro, assim como os demais participantes. A lista completa dos membros da comissão científica pode ser consultada no site.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Enprocult disponibiliza formulário para solicitação de vaga no alojamento

Os participantes inscritos no 3º Encontro Nacional de Produção Cultural podem solicitar vaga no alojamento a partir desta segunda-feira, 8. O local disponibilizado para hospedar o público fica próximo ao campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde será realizado o evento. Informações detalhadas sobre endereço, dependências e regras de convivência serão disponibilizadas em breve.

A solicitação deve ser realizada neste formulário. Abaixo, seguem as regras gerais sobre o alojamento: 

1. As vagas são limitadas;
2. Não haverá cobrança adicional para os alojados;
3. A inscrição no evento não garante vaga no alojamento;
4. Só serão aceitas solicitações realizadas por participantes que tenham pagado a taxa de inscrição;
5. O alojamento abre no dia 1º de outubro, às 14h, e fecha no dia 5 de outubro, às 14h.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

3º Enprocult divulga primeiro nome confirmado para a programação


Depois de divulgar a abertura das inscrições para participantes, o 3º Enprocult apresenta a primeira convidada confirmada. Maria Helena Cunha, atualmente Diretora da Inspire| Gestão Cultural e da Duo Editorial, também autora do livro “Gestão Cultural: profissão em formação”, fará parte da mesa de debate sobre o tema Formação do Produtor Cultural, no dia 2 de outubro, às 9h30.

Gestora cultural, pesquisadora, consultora, mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Planejamento e Gestão Cultural, a convidada irá utilizar sua experiência como coordenadora acadêmica da pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, para abordar tópicos como a relevância da formação na área da cultura, a importância da qualificação nesse setor para o cenário brasileiro e o trabalho que desenvolve no programa de educação a distância (EAD).
A mesa de Formação do Produtor Cultural contará com dois novos convidados, que devem ser apresentados em breve.

Foto: Reprodução

terça-feira, 2 de julho de 2013

Inscrições abertas



Os interessados em participar do 3º Encontro Nacional de Produção Cultural podem realizar inscrição a partir desta terça-feira, 2. Até o dia 1º de agosto, será cobrada uma taxa promocional, no valor de R$ 30. As inscrições seguem abertas até o dia 2 de setembro. Os produtores que ainda desejam apresentar trabalhos no evento podem efetuar a submissão até o dia 7 de julho. 

A inscrição dá direito à participação em todas as atividades do encontro e garante certificado de extensão. Cada participante pode realizar uma Oficina, que deve ser escolhida em formulário específico a ser disponibilizado neste site no dia 06 de agosto. As opções disponíveis, as ementas e nomes dos mediadores serão divulgados até o fim de julho.

Serviço
O quê: Inscrição no 3º Enprocult
Quando: de 2 de julho a 2 de setembro
Onde: 3enprocult.ufba.br
Quanto: R$ 30, até 1º de agosto. R$ 40, de 2 de agosto a 2 de setembro.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Alojamento Confirmado



Sim, o 3º Encontro Nacional de Produção Cultural irá disponibilizar alojamento! 

Enquanto realizávamos articulação com a UFBA, a fim de fechar esta parceria, muitos estudantes questionavam sobre a possibilidade, mas apenas hoje pudemos dar a resposta positiva que inicia a postagem. 
A conquista é necessária para a integração de estudantes que não podem pagar estadia durante o evento, mas, apesar da boa notícia, algumas ressalvas devem ser feitas. 

Divulgamos, então, as regras gerais sobre o alojamento.

1. As vagas são limitadas;
2. Não haverá cobrança adicional para os alojados;
3. A inscrição no evento não garante vaga no alojamento;
4. A solicitação deve ser feita em formulário específico, disponível no site no dia 8 de julho;
5. Só serão aceitas solicitações realizadas por participantes que tenham pagado a taxa de inscrição no evento;
6. O alojamento abre no dia 1º de outubro, às 14h, e fecha no dia 5 de outubro, às 14h.