Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Albino Rubim participa da mesa de abertura do 3º Enprocult




A mesa de abertura do 3º Enprocult contará com a presença do pesquisador, professor e atual secretário de Cultura do Estado da Bahia (Secult/Ba), Albino Rubim. Referência para os estudos em cultura, por conta de sua extensa bibliografia sobre o campo, Rubim será responsável por iniciar a programação do encontro, no dia 2 de outubro, às 9h.

Albino Rubim assumiu em 2010 o órgão estadual de cultura e continua atuando como docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), ambos da UFBA. É também um dos responsáveis pela criação do curso de graduação em Produção em Comunicação e Cultura na Faculdade de Comunicação da UFBA, um dos pioneiros do Brasil.
Suas pesquisas acompanham as formulações das políticas públicas de cultura desde quando o Ministério da Cultura foi criado, em 1985. Já publicou mais de dez livros que abordam pesquisas e reflexões na área das políticas culturais em âmbito nacional e baiano. Na Secult/Ba, deu continuidade à atuação do produtor teatral e ex-secretário Márcio Meirelles, investindo em políticas voltadas para a territorialização da cultura, com avanços significativos no apoio a projetos voltados para o interior do estado.

Foto: www.producaocultural.org.br/

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Superintendente do Itaú Cultural participa de mesa redonda do 3º Enprocult



A mesa redonda do segundo dia do encontro tem como tema os Campos de Atuação da Produção Cultural. A associação entre marketing e cultura será discutida na ocasião, através da participação de Eduardo Saron, representante de uma empresa que há 26 anos desenvolve um programa de patrocínio à cultura, o banco Itaú.

Eduardo Saron é superintendente do instituto Itaú Cultural desde 2002, além de membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, como representante da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Fundado em 1987, com o objetivo de contribuir para a valorização da cultura brasileira, por meio de pesquisas, produção de conteúdo e divulgação de manifestações artísticas, o Itaú Cultural é um dos proponentes que mais capta recursos via Lei Rouanet. O instituto administra o auditório Ibirapuera, espaço musical de São Paulo, e diversas salas de cinema no país, inclusive o Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, em Salvador. Quando convidado para atuar na instituição, Saron iniciou um processo de transformação. Ele organizou a nacionalização, a construção de parcerias internacionais e o aprofundamento dos instrumentos que o Itaú Cultural já tinha, mas ainda eram frágeis, como editais públicos para seleção de novos talentos.


O 3º Enprocult segue com inscrições abertas até o dia 2 de setembro. Inscreva-se no site http://www.3enprocult.ufba.br/.

Foto: Reprodução facebook

sábado, 24 de agosto de 2013

Oficina debate a execução de projetos culturais comunitários


Na tarde do segundo dia, os inscritos no 3º Enprocult terão a oportunidade de escolher uma dentre cinco oficinas para participar. Uma delas é a oficina de Projetos Culturais Comunitários, ministrada por Alê Barreto, reconhecido pelo trabalho na área musical, mas que irá privilegiar no curso suas experiências no campo da produção comunitária.

Nascido no Rio Grande do Sul, Alê estudou e trabalhou com Mecânica antes de mudar para a Administração, área que o aproximou da Produção e a Gestão Cultural. Em 2003, abriu seu próprio negócio e começou a prestar serviços de produção executiva para artistas e empresas. Alê Barreto trabalhou com grandes nomes da cena musical nacional e internacional, como Ivete Sangalo, Cachorro Grande, Nightwish e Scorpions, entre outros.  Sua experiência resultou no livro Aprenda a organizar um show, publicado em 2007.

Em busca de novas oportunidades, o produtor migrou para a região Sudeste, mais especificamente para o Rio de Janeiro, onde passou a atuar no grupo Nós do Morro, associação cultural sem fins lucrativos que atua com arte e cultura na comunidade do Morro do Vidigal. Dentro do grupo, produziu vários espetáculos e exposições, inclusive o Nós do Morro 20 Anos, livro e exposição que narra a história do grupo que formou atores para grandes produções do cinema nacional, como Cidade de Deus, Tropa de Elite, Era uma Vez e Tropa de Elite 2. Atualmente, Alê escreve artigos para o seu blog (Produtor Cultural Independente) e para a revista Fazer e Vender Cultura.
As inscrições para as oficinas do 3º Enprocult ainda estão abertas. Para participar do evento, inscreva-se até o dia 02 de setembro.

Foto: http://alexandre-barreto.blogspot.com.br/

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Patrocínio colaborativo e pesquisa mercadológica são temas das oficinas do 3º Enprocult

Além de disponibilizar oficinas na área da música e comunicação, o 3º Enprocult conta com minicursos voltados para o aprendizado sobre patrocínio colaborativo e pesquisa mercadológica. Gilberto Monte e Aglaé Diament são dois empreendedores baianos que estão à frente das atividades.
Gilberto Monte é fundador da In-Vento, empresa do âmbito da economia criativa e do empreendedorismo sociocultural que desenvolve estratégias e conteúdos a partir do trabalho colaborativo entre profissionais das artes, ciência, educação e economia. Entre 2007 e 2011, foi diretor de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult-Ba), atuando na implementação de políticas públicas para o setor no estado. No 3º Enprocult, será responsável por ministrar a oficina “Patrocínio Colaborativo”, em que apresentará as principais alternativas de financiamento coletivo e as estratégias de divulgação dos projetos ou negócios criativos a serem patrocinados.  
Aglaé Diament é empresária na área de pesquisa de mercadológica e sócia diretora da P&A Pesquisa e Análise. Desde 1987 a agência realiza pesquisas de opinião e de mercado, voltadas principalmente para as das áreas de marketing e comunicação, como suporte ao planejamento de empresas e instituições públicas. Aglaé está à frente da oficina de “Análise de Públicos e Mercados Culturais”, em que os procedimentos utilizados nas pesquisas e sondagens de público serão apresentados, a fim de ajudar o produtor a construir uma base de dados sobre o mercado que pretenda explorar. 
Leia mais sobre as oficinas ofertadas no 3º Enprocult e faça sua inscrição em uma das opções disponíveis. 

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Mesa sobre “Novas perspectivas para a Produção Cultural” apresenta últimos convidados



Quais as novas perspectivas para a Produção Cultural? Uma das mesas do 3º Enprocult discute esse tema, no dia 4 de outubro, a partir de 9h. Além de DJ Branco e Cláudia Leitão, palestrantes já confirmados, integram o time do debate Messias Bandeira e Piti Canella, produtores baianos conectados com a cena nacional.

Além de produtor, Messias Bandeira é músico, jornalista, professor e diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC/UFBA). Como pesquisador, estuda temas relacionados à música online, cultura digital, copyright e indústrias de conteúdo, entre outros, e coordena o grupo de pesquisa Audiosfera, que investiga as condições de produção, organização, circulação e consumo da música no ambiente das redes digitais. Messias produz discos, espetáculos, programas de rádio e eventos científicos relacionados aos temas citados. Desde 2012, organiza o Digitalia, evento composto por atividades que relacionam o campo da música às novas tecnologias da informação e da comunicação.

Piti Canella dirige a produtora Gil & Canella, responsável por realizar os festivais Conexão Vivo e Natura Musical em Salvador. Atualmente, ela está à frente da gerência de eventos da Arena Fonte Nova, novo estádio de Salvador que surge como palco para realização de grandes eventos culturais, visto que a capital baiana até então não possuía infraestrutura para tal.

O 3º Enprocult está com inscrições abertas para participantes até o dia 2 de setembro, através do site http://www.3enprocult.ufba.br/.


Fotos: Messias Bandeira -  Daniele Rodrigues (Labfoto/Facom)/ Piti Canella – Site Licia Fabio

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Primeira confirmada da mesa de “Campos de Atuação” é apresentada


Depois de apresentar palestrantes das mesas de “Novas Perspectivas para a Produção Cultural” e “Formação do Produtor Cultural”, a primeira confirmada da mesa do dia 3 de outubro, “Campos de Atuação”, é Vadinha Moura.
Formada em Interpretação e Direção Teatral pela UFBA, Vadinha já dirigiu, atuou e produziu diversas peças teatrais, inclusive recebeu vários prêmios importantes na cena local pelos seus trabalhos. Desde 1998, gerencia o Teatro Módulo, importante equipamento cultural de Salvador. Dirige ainda a Maria Bonita Produções, que realiza assessoria e produção de eventos, e desenvolve projetos na empresa de comunicação e artes Invencionice.

Vadinha Moura coordenou o Teatro Cidade do Saber desde a sua implantação, em 2007, deixando a atividade em 2013, para atuar na Fundação Gregório de Matos, órgão municipal de cultura da capital baiana. O Teatro Cidade do Saber é o segundo maior do estado e está localizado em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador. Neste ano, ainda organizou junto com Wagner Moura a Mostra Baiana de Teatro, apresentada no principal festival brasileiro da área, o Festival de Teatro de Curitiba.

Foto: www.cidadedosaber.org.br

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Participantes inscritos no 3º Enprocult já podem solicitar vaga em oficina

A partir desta quarta-feira, 7, os participantes do 3º Enprocult podem se inscrever em uma das oficinas do evento. As atividades serão realizadas no dia 3 de outubro, de 14h às 18h. Abaixo, apresentamos as ementas das seis oficinas disponibilizadas, assim como seus mediadores.

Análise de Públicos e Mercados Culturais - Aglaé Diament
A oficina permitirá ao participante conhecer os procedimentos utilizados nas pesquisas e sondagens de público, a fim de construir uma base de dados sobre o mercado que pretenda explorar. Desta forma, o produtor cultural poderá mapear e identificar os públicos para projetos culturais, espaços, políticas, ações, dentre outros. Além de permiti-lo acompanhar suas variações e novas tendências.

Assessoria de Comunicação para Eventos Culturais - Paula Berbert
O sucesso de um evento, dentre outros fatores, está relacionado a uma boa comunicação. A oficina definirá em linhas gerais o papel de uma Assessoria de Comunicação e focará para a sua importância dentro de um evento cultural. O participante aprenderá a lidar com os meios de comunicação, a administrar as informações e montar estratégias com as novas mídias.

Produção Musical e Gestão de Carreira - Fábio Cascadura
Voltado para a classe musical e produtores da área, a oficina objetiva prepará-los para a construção de um trabalho artístico de caráter sólido, apresentando desde o papel de cada profissional na cadeia produtiva até a utilização de ferramentas de comunicação necessárias para auxiliar na construção de um trabalho artístico e profissionalizado.        

Patrocínio Colaborativo - Gilberto Monte
Pela internet, ferramentas colaborativas abrem uma nova possibilidade de financiamento cultural. Coletivamente grupos de pessoas financiam e viabilizam através das redes sociais diversos projetos das mais variadas linguagens artísticas. O Crowdfunding surge como a principal alternativa de financiamento coletivo, seja para projetos culturais ou como apoio a diversas formas de viabilizar ideias criativas que não conseguem verba pelos meios tradicionais. Nesta oficina, além de conhecer esse sistema, o participante conhecerá as plataformas mais conhecidas e estratégias de divulgação. 

Gestão de projetos culturais comunitários - Alexandre Barreto
Focado na produção cultural voltada para transformação e mobilização social, Alexandre Barreto apresenta conceitos e cases de gestão em projetos culturais comunitários, cujos princípios visam dialogar, articular e conscientizar as pessoas em torno dos principais problemas que afetam a comunidade. A gestão de projetos comunitários é um desafio para a maioria dos produtores de forma geral. Entender a comunidade, detectar suas reais necessidades e a lógica de que ela não é carente, mas sim rica em possibilidades ainda não exploradas, são questões norteadoras para estes projetos, nos quais a maior contrapartida social é a própria realização do mesmo.

Produção Teatral - Fernanda Paquelet
A oficina tem como objetivo capacitar produtores culturais para atuar em conjunto com profissionais do teatro, de modo a mediar as áreas da criação artística, produção técnica e produção executiva, seja de espetáculos, festivais ou grandes eventos. O curso deve ajudar a criar um melhor fluxo da comunicação interna no evento a ser produzido e diminuir os impactos na relação idealização X realização.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

3º Enprocult divulga trabalhos aprovados


Divulgamos a lista dos trabalhos aprovados no 3º Encontro Nacional de Produção Cultural. As apresentações serão realizadas no dia 2 de outubro, das 14h às 18h30. A divisão por eixos temáticos, salas e horários de apresentação será anunciada em setembro.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Segunda vivência confirmada: Teatro Castro Alves


Há algum tempo, foi apresentada a primeira vivência do 3º Enprocult, que acontecerá no Centro Cultural Plataforma. Hoje apresentamos o Teatro Castro Alves (TCA), importante equipamento cultural de Salvador que os participantes do evento também terão a oportunidade de conhecer.

Localizado no bairro do Campo Grande, o teatro foi entregue à população no dia 2 de julho de 1958, mas um incêndio impediu o uso do mesmo, que só foi reaberto nove anos depois. O chamado “Complexo TCA” possui uma Sala Principal, que abriga 1.554 espectadores, a Sala do Coro, com capacidade para quase 200 pessoas, e uma Concha Acústica, para uma plateia de 5,5 mil pessoas. Ele conta com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) e recebe diversos espetáculos nacionais e internacionais.

Está em vigor o Projeto Novo TCA, que irá melhorar as instalações do espaço, construir um prédio de garagem, além de instalar uma sala de cinema e uma biblioteca especializada na área técnica. O objetivo da reforma é transformar o teatro em uma referência na América Latina, assim como investir na área de formação em cultura.

As vivências acontecem no dia 4 de outubro, a partir das 14h, e cada participante pode optar por uma delas.

Foto:  terramagazine.terra.com.br